Reforma tributária deve incluir imposto sobre herança de planos de previdência privada

22/07/24 | Notícias

O deputado federal Mauro Benevides (PDT-CE), relator-geral do segundo projeto de lei de regulamentação da reforma tributária (PLP 108/2024), incluiu no texto a previsão de cobrança de Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) sobre planos de previdência privada complementar, abertas e fechadas. O imposto é de competência estadual.

A cobrança havia sido incluída pelo governo na minuta prévia do projeto de lei, mas foi retirada a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, devido à repercussão negativa na classe média. Na época, o secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy, afirmou apenas que era uma “decisão política”, sem citar nomes e motivos.

Pelo texto protocolado pelo grupo de trabalho dedicado a escrever o parecer sobre o PLP 108/2024, as entidades de previdência privada complementar serão responsáveis pela retenção e pelo recolhimento do ITCMD na hipótese de transmissão a herdeiros ou doação.

As entidades apresentarão aos fiscos a declaração de bens e direitos contendo, ao menos, a discriminação dos respectivos valores e a identificação dos participantes e dos beneficiários dos planos de previdência, incluindo PGBL e VGBL, os dois mais comuns.

Ainda segundo o parecer, caso o plano seja transmitido aos herdeiros, a alíquota deverá ser calculada com base no valor transmitido e deverá ser “complementada quando da transmissão do restante dos bens e direitos, adicionando-se à base de cálculo os valores dos bens anteriormente transmitidos e deduzindo-se os valores de ITCMD já recolhidos, observando-se a progressividade das alíquotas prevista na legislação estadual ou distrital com base no valor total do quinhão ou legado”.

Fonte: Valor Investe
Foto: Canva

Mais notícias

Transação para débitos de difícil recuperação ou irrecuperáveis

Transação para débitos de difícil recuperação ou irrecuperáveis

Informamos que a PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL, em 30/08/2024, reabriu o prazo para Adesão de Transação de Débitos de difícil recuperação ou irrecuperáveis, no valor de até R$ 45.000.000,00 e já inscritos na Dívida Ativa há mais de um ano, até 27 de dezembro...

Transação de pequeno valor para débitos previdenciários de MEI

Transação de pequeno valor para débitos previdenciários de MEI

É a proposta que possibilita ao contribuinte negociar com benefícios os débitos inscritos em dívida ativa da União. QUEM PODE UTILIZAR O SERVIÇO A negociação abrange somente o microempreendedor individual (MEI) que possui débitos previdenciários – código de receita...