Receita alerta para novo golpe: avisos sobre restituição do IR não são enviados por e-mail ou SMS

1/10/24 | Notícias

A Receita Federal alerta para o crescimento de mensagens fraudulentas via SMS e e-mail que tentam enganar contribuintes ao alegar que a restituição do Imposto de Renda está prestes a vencer. Essas mensagens solicitam que os destinatários acessem um link suspeito para garantir o resgate dos valores.

A Receita Federal destaca que não utiliza e-mail ou SMS para comunicar informações sobre restituições e orienta os contribuintes a desconsiderar tais mensagens, reforçando a importância de utilizar apenas os canais oficiais para verificar a situação da restituição. A Receita do Brasil utiliza apenas o portal Gov.br e o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) como suas plataformas oficiais de comunicação.

Caso você tenha direito à restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), o valor correspondente é automaticamente depositado na conta bancária informada em sua declaração de imposto. Não é necessário tomar nenhuma medida adicional para receber a restituição; o depósito é realizado de forma automática.

Pedido de restituição de imposto pago indevidamente

Se você pagou um valor superior ao devido ou realizou o pagamento de forma indevida, após o processamento da declaração, é possível solicitar a devolução pelo sistema PER/DCOMP (Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação).

Restituição disponível para reagendamento

Caso a restituição tenha ficado disponível, mas não tenha sido retirada no prazo de um ano, os valores são devolvidos à Receita Federal. 

Problemas com a restituição

Se você perceber que o valor da restituição está incorreto ou ainda não foi recebido: para essa e todas as situações acima citadas, a Hiper Serviços possui uma equipe especializada em agilizar todos os procedimentos burocráticos e solucionar  toda e qualquer dificuldade relacionada à restituição do IR.

Fonte: Portal Contábeis (12/09)

Mais notícias