Como tornar o seu ambiente de trabalho mais agradável e motivador

Você sabia que o seu local de trabalho, particularmente sua mesa e seu computador, é onde você passa a maior parte do seu tempo durante o dia? Por isso, é muito importante que você cuide bem desse espaço, mantendo-o limpo, arrumado e agradável para você e para as pessoas que convivem com você.

Além de deixar o ambiente mais bonito e harmonioso, essa atitude também pode trazer benefícios para a sua produtividade e satisfação no trabalho. Quer saber como? Confira algumas dicas simples e práticas que podem fazer a diferença:

Seu ambiente de trabalho mais agradável e motivador

Seu ambiente de trabalho mais agradável e motivador

ORGANIZE OS SEUS DOCUMENTOS E FOLHAS

Sabemos que muitas vezes é necessário imprimir arquivos ou documentos para o trabalho, mas isso não significa que eles devem ficar espalhados pela mesa. Isso pode causar desorganização, perda de tempo e até mesmo confusão na hora de encontrar o que precisa. Por isso, procure separar os papéis por categorias e arquivá-los em pastas ou uma bandeja de entrada e saída (É a opção mais comum e simples, geralmente composta por duas bandejas separadas, uma para documentos recebidos e outra para despachados).

Também vale a pena pensar se é mesmo preciso imprimir tudo o que recebe ou produz. Muitas vezes, é possível usar a digitalização ou o armazenamento em nuvem para guardar os seus documentos de forma segura e acessível. Assim, você economiza papel, espaço e ainda ajuda o meio ambiente.

E lembre-se: deixe na sua mesa apenas o que for essencial para o trabalho que está fazendo naquele momento ou o que você usa com frequência. Isso vai ajudar a manter o foco e a organização.

DECORE O SEU ESPAÇO COM MODERAÇÃO

Quem não gosta de ter um pouco de personalidade no seu ambiente de trabalho, não é mesmo? Os objetos de decoração podem trazer mais cor, vida e alegria para a sua mesa, além de refletir um pouco da sua personalidade e dos seus gostos.

Mas cuidado para não exagerar na dose! O excesso de porta-retratos, flores, bichinhos de pelúcia e outros acessórios pode atrapalhar a organização do seu espaço e até mesmo distrair você ou as outras pessoas.

Por isso, escolha com cuidado os objetos que quer colocar na sua mesa, dando preferência aos que tenham algum significado especial para você ou que transmitam alguma mensagem positiva. E lembre-se de deixar espaço suficiente para os seus materiais de trabalho, como computador, teclado, mouse, caderno, caneta etc.

MANTENHA O SEU LIXO SOB CONTROLE

Outra dica importante para deixar o seu ambiente de trabalho mais agradável e motivador é evitar o acúmulo de lixo. Parece óbvio, mas muitas vezes nos esquecemos de jogar fora os papéis de bala, as embalagens de alimentos, os copos descartáveis e as anotações velhas que usamos no dia a dia. Isso pode gerar uma sensação de bagunça e sujeira que não combina com um local de trabalho.

Portanto, sempre que terminar de usar algo que possa ser descartado, jogue-o fora no lixo adequado. Se possível, tenha uma lixeira próxima à sua mesa para facilitar esse hábito. E se você costuma comer ou beber algo na sua mesa, lembre-se também de limpar qualquer resíduo ou mancha que possa ficar no seu espaço. Assim, você mantém a sua mesa limpa e higiênica.

Seu ambiente de trabalho mais agradável e motivador

Seu ambiente de trabalho mais agradável e motivador

ARQUIVE COM SEGURANÇA E AGILIDADE

Os documentos contábeis e demais documentos são muito importantes para o seu trabalho e para os seus clientes. Por isso, não deixe eles se acumularem na sua mesa ou se perderem no meio de outros papéis. Assim que terminar de usar um documento, como um extrato bancário ou uma guia de imposto, guarde-o em uma pasta adequada, com uma etiqueta que identifique o conteúdo e o cliente. Assim, você protege as informações e facilita a sua busca quando precisar novamente.

SALVE SEUS ARQUIVOS EM LOCAIS CONFIÁVEIS E ACESSÍVEIS

Para evitar que os seus arquivos eletrônicos sejam perdidos ou danificados por algum problema no seu computador, não use o disco “C” para armazená-los. Prefira salvar os seus trabalhos no servidor da empresa ou em um serviço de armazenamento em nuvem, que ofereça segurança e backup. Além disso, organize os seus arquivos em pastas separadas por cliente e por tipo de serviço, evitando misturar ou confundir os dados.

MANTENHA A SUA MESA DE TRABALHO LIMPA E ARRUMADA

Uma mesa bagunçada pode atrapalhar a sua concentração e a sua produtividade. Por isso, reserve alguns minutos do seu dia para colocar tudo em ordem, antes de sair para o almoço e ao final do expediente. Assim, você terá um ambiente mais agradável e funcional quando voltar ao trabalho.

Deixe na sua mesa apenas o que você usa com frequência, como o teclado, o monitor, o porta-clips, as canetas e lápis, o grampeador, o furador e os lembretes. O que você não precisa no momento, guarde nas prateleiras ou nos armários.

LIMPE SEU COMPUTADOR E MONITORES

Outra forma de melhorar o seu desempenho é cuidar bem dos seus equipamentos. Periodicamente, faça uma limpeza no seu computador e nos seus monitores, removendo a poeira e as sujeiras que possam prejudicar o funcionamento. Além disso, delete os arquivos temporários que você tenha usado nas suas tarefas, mantendo os seus dispositivos livres de lixo eletrônico. Dessa forma, você garante maior durabilidade e eficiência dos seus recursos tecnológicos.

Seu ambiente de trabalho mais agradável e motivador

Seu ambiente de trabalho mais agradável e motivador

USO EXCESSIVO DE ELETRÔNICOS E INTERNET

Os eletrônicos e a internet são ferramentas incríveis que facilitam nossa vida e nosso trabalho. Eles nos permitem acessar informações, se comunicar, se divertir e aprender. Mas, como tudo na vida, eles também têm seus limites e devem ser usados com equilíbrio e responsabilidade.

A empresa reconhece a importância dos eletrônicos e da internet para o desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados e incentiva o seu uso adequado e produtivo. Porém, é preciso ter cuidado para que eles não atrapalhem o desempenho das atividades, nem causem situações indesejadas como ruídos, distrações ou conflitos.

Para ajudar você a usar os eletrônicos e a internet de forma saudável e harmoniosa no ambiente de trabalho, preparamos algumas dicas valiosas:

– Deixe o celular no modo silencioso ou vibratório;

– Desligue as notificações sonoras dos aplicativos;

– Estabeleça seus próprios critérios para o uso consciente do celular e seus aplicativos;

– Evite áudios e vídeos no celular, principalmente os que tenham conteúdo impróprio ou ofensivo;

– Lembre-se: respeito, educação e bom senso são fundamentais.

Saiba que a empresa confia em você e espera que você use os eletrônicos e a internet de forma ética e legal, sem expor a empresa a riscos desnecessários (como vírus, pirataria, pedofilia ou discriminação). Caso contrário, você poderá ser submetido a medidas disciplinares, que podem variar desde uma advertência até uma demissão por justa causa, dependendo da gravidade da infração.

Esperamos que você aproveite os benefícios dos eletrônicos e da internet no trabalho, mas sem esquecer de suas responsabilidades e compromissos com a empresa. Assim, todos saem ganhando!

PRÁTICA DO DESAPEGO

Promova a prática do desapego do que é inútil, desnecessário ou simplesmente fora de uso.

Nossa sugestão é uma vez por mês, de preferência em uma sexta-feira, a partir das 16 horas, todos os departamentos façam uma pausa em suas atividades para se dedicar exclusivamente ao Dia do Desapego.

Todos devem se envolver com bom senso de utilização para realizar:

– Desapego físico, de objetos e documentos reais que não são mais necessários;

– Desapego virtual, de arquivos eletrônicos gravados fora das pastas, rascunhos temporários ou programas obsoletos;

– Desapego intangível, de stress, sentimentos ruins, ressentimentos, preconceitos.

Renovar as energias é garantir um ambiente mais saudável e produtivo para todos!

Adote esta ideia!

HIPER SERVIÇOS: CONSULTORIA PROFISSIONAL PARA O SUCESSO DO SEU NEGÓCIO

A Hiper Serviços oferece soluções completas para aprimorar suas posturas, atitudes e comportamentos no ambiente de trabalho, impulsionando sua empresa: 

Consultoria Especializada:

  • Orientação personalizada sobre os melhores caminhos para o sucesso do seu negócio.
  • Dicas e estratégias para superar desafios e alcançar metas.

Otimização de Recursos:

  • Gestão eficiente de tempo e energia para maior produtividade.
  • Redução de desperdícios e aumento da performance.

Prevenção de Aborrecimentos e Estresse:

  • Ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.
  • Melhoria na comunicação e no relacionamento interpessoal.

Agilidade nos Processos Internos:

  • Simplificação de tarefas e otimização do fluxo de trabalho.
  • Maior rapidez e eficiência na execução das atividades.

Tranquilidade e Segurança:

  • Suporte de profissionais qualificados em todas as etapas.
  • Assessoria completa para decisões mais assertivas.

Confiança e Autoestima:

  • Reconhecimento do seu potencial dos colaboradores.
  • Planos de carreira para motivar o crescimento pessoal e profissional com mais segurança.

Motivação e Entusiasmo:

  • Despertar da paixão dos colaboradores pelo seu trabalho.
  • Conquista de resultados com alegria e realização.

A Hiper Serviços é a sua parceira para o sucesso do seu negócio, seja ele físico ou digital.

Contato:

Telefone: (21) 3804-8150

Website: www.hiperservicos.com.br

WhatsApp: https://wa.me/5521971996499

Juntos, iremos construir o futuro que você almeja para seu negócio!

Entre em contato conosco.

WhatsApp Hiper Serviços

 

 

 

ATENÇÃO:Este conteúdo é protegido por Direitos Autorais, Copywriter e LGPD.
Autor: José da Rocha Pereira 
Contador – CRC – RJ: 023.075/O-4
Pós-Graduado Planejamento Tributário – MACKENZIE-RJ
CEO do Grupo Hiper Serviços de Contabilidade 
www.hiperserviços.com.br
É proibida a reprodução, distribuição, republicação, cópia, transmissão, 
exibição ou qualquer outra forma de utilização deste conteúdo, 
sem a autorização expressa do autor.