Plano de negócios

29/01/24 | Hiper-Orientações - Administrativas

PLANO DE NEGÓCIOS

Plano de Negócios é um documento elaborado por especialistas (geralmente administradores, economistas, contadores e advogados) apresentando um projeto que estuda e demonstra a viabilidade econômico-financeira de um empreendimento empresarial idealizado por investidores para exploração de uma atividade econômica (indústria, comércio ou serviços) com o objetivo de remunerar o capital investido, em determinado prazo.

O Plano de Negócios Empresarial detalhará o montante de recursos a serem investidos e o prazo que deverão estar à disposição dos gestores do negócio para sua implementação operacional.

Apresentará a projeção de resultados econômicos esperados como retorno do negócio (DRE – Demonstrativo de Resultados Econômicos – que mostra a rentabilidade sobre capital) e a forma e o tempo em que os recursos investidos retornam aos investidores (Cash-Flow – Fluxo de Caixa – que mostra a liquidez e o pay-back).

Recomenda-se com muita ênfase, que não sejam iniciados quaisquer tipos de novos negócios e que não sejam feitas quaisquer expansões de atividades operacionais, sem que os “donos” (investidores) visualizem em um Plano de Negócios, a viabilidade do que se pretende empreender, com projeções de resultados e de montante de capital a ser investido.

Ressalta-se que Plano de Negócios é apropriado para qualquer tipo de empreendimento, inclusive e muito especialmente para Pequenas e Médias Empresas, que no Brasil geralmente têm um tempo de vida útil muito curto exatamente pela falta de Planejamento por parte dos pequenos e médios empresários. 

CONHEÇA O SIGNIFICADO HISTÓRICO DA PALAVRA ESTRATÉGIA

A palavra estratégia que sempre foi muito utilizada em ações militares, desde a Grécia antiga onde se referia ao que o general fazia, passou no período pós-napoleônico a ter um conceito mais atual, abrangendo ações políticas e econômicas na busca por melhores alternativas de se alcançar a vitória. Assim ações presentes bem planejadas levariam a bons resultados futuros, ou seja, a vitória.

ESTRATÉGIAS são em resumo, os planos ou métodos elaborados para atingir metas específicas ou objetivos. Elas são formuladas com base em uma análise cuidadosa do ambiente, recursos disponíveis, desafios e oportunidades.

As estratégias podem ser aplicadas em diversos contextos, como militar, negócios empresariais, esportes, político e até mesmo na vida pessoal:

Contexto Empresarial: No contexto de negócios refere-se ao plano de ação de uma entidade de natureza jurídica para atingir objetivos empresariais e metas de execução de ações de longo prazo.

Contexto Pessoal: Em um nível mais pessoal, as pessoas frequentemente desenvolvem estratégias para atingir seus próprios objetivos. Isso pode incluir planos de carreira, educação, finanças ou metas pessoais.

Em resumo, o termo “estratégia” geralmente envolve a formulação de um plano deliberado e coordenado para alcançar um resultado desejado. Independentemente do contexto, a estratégia implica pensar de forma abrangente, antecipar desafios e oportunidades, e tomar decisões informadas para alcançar o sucesso. 

ENTENDA OS TIPOS MAIS COMUNS DE ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS UTILIZADAS EM PLANOS DE NEGÓCIOS

Em negócios empresariais, ESTRATÉGIA é o plano de ação de uma organização para atingir objetivos dos proprietários e cumprir metas de longo prazo. Isso inclui decisões sobre retorno de investimentos, alocação de recursos, posicionamento no mercado, desenvolvimento de produtos, entre outros, para garantir a competitividade e o sucesso a longo prazo.

Desta mesma forma a Empresa que está inserida no mercado, tem que organizar-se com os olhos no futuro, prevendo-o e, se possível, antecipando-o.

No contexto empresarial, as estratégias são direcionadas para a consecução dos objetivos organizacionais. Elas são essenciais para o sucesso de uma empresa, pois ajudam a definir o caminho a seguir e a garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e eficaz.

Aqui estão alguns tipos comuns de estratégias empresariais:

ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO: Visa aumentar a participação no mercado, expandir a base de clientes ou introduzir novos produtos ou serviços. Essa estratégia é geralmente adotada por empresas que buscam aumentar seus lucros e valor de mercado.

ESTRATÉGIA DE CUSTOS: Centra-se na minimização de despesas e otimização de processos para oferecer produtos ou serviços a preços competitivos. Essa estratégia é geralmente adotada por empresas que operam em mercados altamente competitivos.

ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO: Busca destacar-se no mercado oferecendo produtos ou serviços únicos, inovadores ou de alta qualidade. Em regra, esta estratégia é adotada por empresas que buscam conquistar uma posição de liderança em seu setor. 

ESTRATÉGIA DE SEGMENTAÇÃO: Concentra-se em atender a um segmento específico de mercado, adaptando produtos ou serviços para atender às necessidades desse grupo. Comumente adotada por empresas que desejam se concentrar em um nicho de mercado ou atender a uma demanda específica.

ESTRATÉGIA DE ALIANÇAS OU PARCERIAS: Envolve colaborações com outras empresas para alcançar objetivos mútuos, como desenvolvimento conjunto de produtos ou expansão em novos mercados. Geralmente adotada por empresas que buscam compartilhar recursos ou competências, ou que desejam entrar em novos mercados.

ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: Visa entrar em novos mercados internacionais, adaptando-se às diferentes condições e exigências globais. Na maioria das vezes adotada por empresas que buscam expandir sua presença global e alcançar novos mercados.

ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO: Foca na pesquisa e desenvolvimento para criar produtos ou serviços inovadores e manter uma vantagem competitiva. Essa estratégia é geralmente adotada por empresas que desejam se diferenciar de seus concorrentes e oferecer produtos ou serviços que atendam às necessidades emergentes do mercado.

ESTRATÉGIA DE RETIRADA: Pode envolver a saída de mercados não lucrativos ou a descontinuação de produtos ou serviços que não atendem mais às necessidades do mercado. Em linhas gerais é adotada por empresas que buscam se concentrar em seus negócios mais lucrativos ou que precisam se adequar a mudanças no mercado.

ESTRATÉGIA DE MARKETING: Envolvem táticas específicas para promover produtos ou serviços, capturar a atenção do público-alvo e construir uma marca forte. Essa estratégia é essencial para o sucesso de qualquer empresa, pois ajuda a gerar demanda e aumentar as vendas.

ESTRATÉGIA DE RECURSOS HUMANOS: Concentra-se no desenvolvimento e gerenciamento eficaz da força de trabalho para atingir metas organizacionais. Essas estratégias são efetivas para garantir que a empresa tenha os recursos humanos necessários para atingir seus objetivos.

A escolha da estratégia adequada depende de uma série de fatores, como o setor de atuação da empresa, o seu tamanho, a sua posição no mercado e as suas metas e objetivos. É importante que as empresas façam uma análise cuidadosa de seus recursos e capacidades, bem como do ambiente competitivo, antes de adotar uma estratégia. 

Plano de Negócio

SAIBA QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE ESTRATÉGIAS E TÁTICAS EM UM PLANO DE NEGÓCIOS

Estratégia e Tática são dois conceitos complementares que se relacionam de forma hierárquica.

A estratégia é um plano de longo prazo que define os objetivos gerais e as diretrizes para alcançá-los. Ela é geralmente desenvolvida por executivos e envolve decisões de alto nível. O escopo da estratégia é amplo e tem um horizonte temporal de vários anos.

Já a tática é um plano de curto prazo que define as ações específicas para implementar a estratégia. Ela é geralmente desenvolvida por gerentes e envolve decisões de nível intermediário. O escopo da tática é mais detalhado e tem um foco mais imediato.

A seguir, um resumo dos principais pontos de diferença entre estratégia e tática:

Característica Estratégia Tática
Escopo Amplo Específico
Prazo Longo Curto
Nível de decisão Alto Intermediário
Alcance Geral Específico
Flexibilidade Menos flexível Mais flexível
Relação hierárquica Superior Inferior

SAIBA QUAL DEFINIÇÃO PARA EMPRESAS NO BRASIL

Há grande divergência entre os especialistas técnicos e até mesmo no Governo Federal, sobre o melhor critério a ser utilizado para a distinção do porte de empresas: pequeno, médio e grande porte.

Esses critérios, variam de acordo com a forma de quem analisa a empresa: Existem os critérios utilizados pelo Mercado Financeiro em geral e os critérios definidos pela legislação tributária. 

COMPREENDA OS CRITÉRIOS DISTINÇÃO DO PORTE DAS EMPRESAS PELO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO

No Mercado Financeiro existem os mais variados critérios, mas a única fundamentação legal para essa distinção está na Lei 11.638/2007, em pleno vigor, que define que a Empresa que tiver uma venda bruta anual superior a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais) ou ativo total superior a R$ 240.000.000,00 (duzentos e quarenta milhões de reais) para fins comerciais é considerada de GRANDE PORTE.

Não há na legislação financeira, qualquer fundamentação legal para a diferença entre Micro, Pequena e Média Empresa.

O SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e a CNI – Confederação Nacional das Indústrias, definem como fator diferencial o faturamento e o número de funcionários:

  • MICROEMPRESA: Faturamento anual de até R$ 360 mil ou emprega até 9 pessoas no comércio e serviços ou 19 pessoas no setor industrial.
  • PEQUENA EMPRESA: Faturamento anual de até R$ 4,8 milhões por ano ou emprega de 10 a 49 pessoas no comércio e serviços ou de 20 a 99 pessoas na indústria.
  • EMPRESA DE MÉDIO PORTE: Faturamento anual até a R$300 milhões e que emprega de 50 a 99 pessoas para o setor de comércio e serviços, e de 100 a 499 pessoas no setor industrial.
  • EMPRESA DE GRANDE PORTE:  Faturamento anual maior que R$300 milhões e que emprega 100 pessoas ou mais no setor de comércio e serviços e 500 pessoas ou mais no setor industrial.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também possui um parâmetro próprio de definição de micro, pequenas e médias empresas para concessão de crédito, com base no faturamento anual:

– Microempresa – Menor ou igual R$ 360 mil.

– Pequena Empresa – Maior que R$ 360 mil e menor ou igual a R$ 4,8 milhões.

– Média Empresa – Maior que R$ 4,8 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões.

– Empresa de Grande Porte – Maior que R$ 300 milhões. 

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DO PORTE DAS EMPRESAS PELA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA BRASILEIRA

As empresas pela Legislação Tributária brasileira podem ser classificadas como: micro, pequenas, médias e empresas de grande porte.

Podem ser tributadas em três tipos de regimes: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, assim definido: 

MICROEMPRESAS

Consideram-se tributariamente, como microempresas, a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme o caso, desde que aufira, em cada ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00. 

PEQUENAS EMPRESAS

Consideram-se tributariamente, como empresas de pequeno porte, a sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme o caso, desde que aufira, em cada ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a aufira, em cada ano-calendário, receita bruta superior a R$ 360.000,00 e igual ou inferior a R$ 4.800.000,00. 

EMPRESAS DE MÉDIO PORTE

Consideram-se tributariamente, como empresas de médio porte, as empresas que podem optar pelo Lucro Presumido e cuja receita bruta total no ano-calendário anterior tenha sido igual ou inferior a R$ 78.000.000,00.

EMPRESAS DE GRANDE PORTE

Consideram-se tributariamente, como empresas de grande porte, as empresas obrigadas ao Lucro Real cuja receita total no ano-calendário anterior seja superior ao limite de R$ 78.000.000,00.

Em resumo, sob o ponto de vista tributário a classificação é a seguinte:

– Microempresa – Faturamento anual até R$ 360.000,00;

– Pequena Empresa – Faturamento anual de R$ 360.000,01 a R$ 4.800.000,00;

– Empresa de Médio Porte – Faturamento anual de R$ 4.800.000,01 a R$ 78.000.000,00;

– Empresa de Grande Porte – Faturamento anual a partir de R$ 78.000.000,01;

Plano de Negócios pronto

SIGA O PASSO A PASSO DA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS

Frequentemente alguns ou grupos de investidores desejam participar de uma Sociedade e/ou montar um novo negócio.

Tais propostas são, à primeira vista, muito atraentes e os faz sonhar com a possibilidade de terem seu próprio espaço.

Neste momento surge a primeira dúvida: Aceitar ou não? Se aceitar, dará certo ou vai se perder dinheiro, tempo e até ficar em posição ruim?

A ansiedade de ter um novo negócio é geralmente muito grande ao ponto de não avaliar com total critério.

Vale a pena, antes de aceitar e embarcar nesta empreitada, desenhar um Plano de Negócios, detalhando todos os prós e contras, para que não se transforme sonho em pesadelo.

Esse Plano de Negócios deverá ser elaborado em etapas conforme detalhamos a seguir:

VEJA COMO INICIAR O SEU PLANO DE NEGÓCIOS

A ideia inicial de um negócio é o ponto de partida para o empreendedorismo. É a partir dela que o empreendedor começa a desenvolver seu plano de negócios e a tomar as decisões necessárias para colocar seu negócio em prática.

A ideia inicial pode surgir de diversas maneiras:

  • Uma necessidade: O empreendedor pode perceber uma necessidade no mercado que não está sendo atendida. Por exemplo, um empreendedor pode perceber que há uma demanda crescente por produtos ou serviços ecológicos.
  • Uma oportunidade: O empreendedor pode identificar uma oportunidade de negócio em um setor em crescimento. Por exemplo, um empreendedor pode perceber que o mercado de tecnologia está crescendo rapidamente.
  • Uma paixão: O empreendedor pode estar apaixonado por um produto ou serviço e querer criar um negócio para realizá-lo. Por exemplo, um empreendedor pode ser apaixonado por culinária e querer abrir um restaurante.

IMPORTÂNCIA DA IDEIA INICIAL

A ideia inicial é importante porque ela define o rumo do negócio. É a partir dela que o empreendedor vai definir o produto ou serviço que vai oferecer, o público-alvo que vai atingir, a estratégia de marketing e vendas que vai adotar, e a estrutura organizacional que vai montar.

É o ponto de partida para o empreendedorismo. É importante que o empreendedor desenvolva sua ideia inicial com cuidado e planejamento para aumentar as chances de sucesso de seu negócio.

APRENDA A DESENVOLVER A IDEIA INICIAL NO PLANO DE NEGÓCIOS

Para desenvolver a ideia inicial, o empreendedor deve fazer uma pesquisa de mercado para identificar a demanda por seu produto ou serviço, avaliar a concorrência e identificar os possíveis riscos e oportunidades do negócio.

O empreendedor também deve definir seus objetivos para o negócio, como o faturamento, o lucro e o crescimento esperado.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O planejamento estratégico é o processo de definir os objetivos e as estratégias de um negócio. Ele é essencial para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do seu tamanho ou segmento.

O planejamento estratégico deve ser desenvolvido com base na ideia inicial do negócio. Ele deve levar em consideração os objetivos do empreendedor, a análise de mercado e as oportunidades e desafios do setor.

Desenvolvimento

Aqui estão algumas dicas para desenvolver a ideia inicial de um negócio:

  • Faça uma pesquisa de mercado: A pesquisa de mercado é a melhor maneira de entender a demanda por seu produto ou serviço. Ela pode ser feita por meio de entrevistas, pesquisas online ou análises de dados.
  • Avalie a concorrência: É importante avaliar a concorrência para entender o que os outros negócios estão fazendo e como você pode se diferenciar.
  • Identifique os possíveis riscos e oportunidades: O planejamento estratégico deve levar em consideração os possíveis riscos e oportunidades do negócio.
  • Defina seus objetivos: Os objetivos devem ser claros, específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Exemplo 

Imagine que um empreendedor tenha a ideia de abrir um restaurante de comida saudável. Para desenvolver sua ideia, ele deve fazer uma pesquisa de mercado para identificar a demanda por comida saudável na região onde pretende abrir o restaurante. Ele também deve avaliar a concorrência para entender o que os outros restaurantes estão oferecendo.

Com base nos resultados da pesquisa, o empreendedor pode definir os seguintes objetivos para seu restaurante:

  • Oferecer comida saudável e saborosa a um preço acessível.
  • Atrair clientes de todas as faixas etárias e classes sociais.
  • Conquistar 10% do mercado de restaurantes saudáveis da região em um ano.

Com esses objetivos definidos, o empreendedor pode começar a desenvolver seu plano de negócios e a tomar as decisões necessárias para colocar seu restaurante em prática.

FORMULE AS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS DO SEU PLANO DE NEGÓCIOS

Após a definição da ideia inicial do negócio, o próximo passo é formular as estratégias empresariais. As estratégias são os planos de ação que definem como a empresa vai atingir seus objetivos.

As estratégias empresariais devem ser baseadas na missão, nos valores e na visão do negócio. A missão é a razão de ser da empresa e o que ela pretende alcançar. Os valores são os princípios que guiam a empresa em suas ações. E a visão é o futuro que a empresa aspira.

Missão

A missão deve ser clara, concisa e inspiradora. Ela deve responder às seguintes perguntas:

  • Qual é o propósito da empresa?
  • O que a empresa faz?
  • Para quem a empresa faz o que faz?

Exemplo de missão:

A missão da empresa é oferecer produtos e serviços de alta qualidade para atender às necessidades de seus clientes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Valores

Os valores são os princípios que guiam a empresa em suas ações. Eles devem ser consistentes com a missão da empresa e devem ser compartilhados por todos os funcionários.

Exemplo de valores:

Os valores da empresa são:

* Inovação: A empresa está sempre buscando novas maneiras de melhorar seus produtos e serviços.

* Qualidade: A empresa se compromete a oferecer produtos e serviços de alta qualidade.

* Responsabilidade social: A empresa se preocupa com o impacto de suas ações no meio ambiente e na sociedade.

Visão

A visão é o futuro que a empresa aspira. Ela deve ser ambiciosa, mas realista. Ela deve responder às seguintes perguntas:

  • O que a empresa quer ser no futuro?
  • Quais são as metas da empresa? 

Exemplo de visão:

A visão da empresa é ser a líder nacional em produtos e serviços de alta qualidade.

Desenvolvimento

A definição da missão, dos valores e da visão é um processo importante para o sucesso de qualquer negócio. Essas definições fornecem uma base sólida para o desenvolvimento de estratégias que ajudarão a empresa a atingir seus objetivos.

Plano de Negócios

Veja essas dicas rápidas para desenvolver a estratégia para o seu Plano de Negócio:

  • Envolva todos os stakeholders: As estratégias devem ser desenvolvidas com a participação de todos os stakeholders, incluindo os funcionários, os clientes, os fornecedores e os investidores.
  • Defina objetivos claros e específicos: O primeiro passo para desenvolver uma estratégia eficaz é definir objetivos claros e específicos. Os objetivos devem ser mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.
  • Considere o ambiente externo: As estratégias devem levar em consideração o ambiente externo, incluindo as tendências do mercado, a concorrência e as regulamentações governamentais.
  • Considere o ambiente competitivo: É importante que as empresas considerem o ambiente competitivo ao desenvolver suas estratégias. As empresas devem analisar os concorrentes, as tendências do mercado e as mudanças tecnológicas.
  • Seja flexível: O ambiente empresarial é dinâmico e as estratégias precisam ser flexíveis para se adaptar às mudanças. As empresas devem estar preparadas para ajustar suas estratégias conforme necessário.

A formulação de estratégias empresariais é um processo importante para o sucesso de qualquer negócio. Ao definir a missão, os valores e a visão, a empresa estabelece uma base sólida para o desenvolvimento de estratégias que aumentarão suas chances de atingir os seus objetivos. 

DESENVOLVA UMA ANÁLISE DO MERCADO QUE DESEJA ATUAR

Estabelecido o raciocínio estratégico, inicia-se a fase de trabalho de análises do mercado, onde se podem utilizar várias técnicas, como por exemplo, a SWOT sigla oriunda do inglês, que é um acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Esta técnica de planejamento empresarial consiste em, a partir de previsões sistêmicas associadas a um conjunto de hipóteses de futuro, formarem-se os cenários, que antecipam (em 03 a 05 anos), dados futuros de política, economia, demografia, evolução tecnológica, dentre outros.

Daí, então realizam-se análises dos ambientes internos e externos, definindo-se pontos fortes e pontos a melhorar da Empresa relacionando-se com oportunidades e ameaças no mercado.

Identificadas as oportunidades do mercado e as ameaças sofridas pela Empresa para o seu crescimento, desenham-se planos de metas levando-se em consideração perspectivas financeiras (sustentabilidade), perspectivas de clientes (mercado), processos (organização) e perspectivas de aprendizado e crescimento (pessoal).

Em cada uma destas perspectivas definem-se metas a serem alcançadas, por meio de vários planos de ações, avaliados periodicamente por indicadores de performance. Estes planos de ações são interligados e interdependentes, dando uma visão mais ampla e global do negócio.

Embora pareça complexo, na verdade essas análises de Mercado, hoje em dia, estão bastante disponíveis na Internet e existem ferramentas de Inteligência Artificial, que facilitam a prospecção de negócios de todos os tipos e tamanhos, inclusive bem acessíveis a Investidores em micro, pequenas e médias empresas.

REALIZE PROJEÇÕES DE RESULTADOS FUTUROS NO SEU PLANO DE NEGÓCIOS

Após as definições filosóficas do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para a IDEIA INICIAL, com a formulação das estratégias empresariais e com base nas análises de Mercado, a etapa seguinte é a elaboração de projeções dos seguintes elementos formadores de resultados econômico-financeiros futuros, planilhando em Excel um DRE – DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS ECONOMICOS:

RECEITAS OPERACIONAIS – Projetar o valor das vendas esperadas para o período desejado. Recomenda-se planilhar tanto quantidades físicas (unidades de produto ou mercadorias – no caso de indústrias e/ou comércio), quanto valor bruto monetário de vendas potenciais (quantidades multiplicadas pelo preço médio unitário).

IMPOSTOS SOBRE VENDAS – Projetar impostos sobre vendas de produtos, mercadorias e serviços.

CUSTOS DIRETOS (VARIÁVEIS) DOS PRODUTOS, MERCADORIAS E SERVIÇOS E VENDIDOS – Projetar os custos operacionais dos produtos, mercadorias e serviços vendidos, diretos e variáveis em função do volume de vendas projetadas.

CUSTOS INDIRETOS (SEMI-VARIÁVEIS E SEMI-FIXOS) DE PRODUTOS, MERCADORIAS E SERVIÇOS – Projetar os custos semivariáveis e semifixos de produtos, mercadorias e serviços que seja apropriáveis ao custo das respectivas vendas.

DESPESAS OPERACIONAIS – Projetar as despesas fixas, semifixas e semivariáveis, referentes a despesas comerciais e administrativas necessárias à manutenção da infraestrutura e logística de operacionalização do negócio.

DESPESAS FINANCEIRAS – Projetar as despesas com encargos financeiros com o financiamento da operação do negócio.

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS ECONÔMICOS – DRE

Após o preenchimentos de todas as planilhas analíticas das RECEITAS, CUSTOS E DESPESAS, preencher uma planilha sintética que demonstre:

– MARGEM OPERACIONAL BRUTA;

– MARGEM OPERACIONAL LÍQUIDA;

– GERAÇÃO LÍQUIDA DE CAIXA – EBTIDA;

– RESULTADOS EXTRA-OPERACIONAIS;

– TRIBUTOS SOBRE RESULTADOS;

– RESULTADO LÍQUIDO FINAL

ELABORE PROJEÇÕES DE FLUXO DE CAIXA (CASH-FLOW) NO SEU PLANO DE NEGÓCIOS

Após concluídas as validações do planilhamento das Projeções de Resultados, elaborar planilhas analíticas da expectativa de recebimentos e pagamentos, por prazos e valores, em função das RECEITAS, CUSTOS e DESPESAS projetadas por regime de competência anteriormente:

– PROJEÇÃO DE RECEBIMENTO DE VENDAS OPERACIONAIS;

– PROJEÇÃO DE PAGAMENTOS DE CUSTOS OPERACIONAIS DIRETOS;

– PROJEÇÃO DE PAGAMENTOS DE CUSTOS OPERACIONAIS INDIRETOS;

– PROJEÇÃO DE PAGAMENTOS DE DESPESAS FIXAS, SEMI-VARIÁVEIS E SEMI-FIXAS;

– PROJEÇÃO DE PAGAMENTOS DE TRIBUTOS;

– PROJEÇÃO DE PAGAMENTOS DE EMPRÉSTIMOS;

IMPLEMENTE PROJEÇÕES DE INVESTIMENTOS

Com o conhecimento do volume de Receitas Operacionais, Custos e Despesas Operacionais, torna-se necessário projetar agora, os INVESTIMENTOS que se fazem necessários para a pré-operação e a operação do NEGÓCIO que está sendo projetado.

Dessa forma, planilhar as inversões monetárias a serem feitas nas aquisições de Terrenos, Edificações, Benfeitorias em Imóveis de Terceiros, Instalações Industriais, Instalações Comerciais, Equipamentos, Máquinas, Ferramentas Especiais, Veículos, Móveis, Utensílios, Hardware, Software, Marcas e Patentes e todo tipo de bens e direitos que venham a integrar os Ativos Imobilizados Tangíveis e Intangíveis da Empresa.

INCLUA PROJEÇÕES DO BALANÇO PATRIMONIAL

A última etapa do Plano de Negócios é a consolidação de todos as projeções anteriores.

O ATIVO terá:

– As suas DISPONIBILIDADES pela Projeção do Fluxo de Caixa;

– O CONTAS A RECEBER das Projeções de Vendas com a Projeção do Fluxo de Caixa;

– Os INVESTIMENTOS e o ATIVO PERMANENTE das projeções dos INVESTIMENTOS;

O passivo TERÁ:

– As EXIGIBILIDADES pela Projeção do Fluxo de Caixa;

– O PATRIMONIO LÍQUIDO pelo somatório do Capital Social Integralizado com as Projeções dos Demonstrativos de Resultados Econômicos – DREs. 

CONCLUSÕES FINAIS

Fica bastante claro, pela descrição feita e aqui apresentada, sobre elaboração de Plano de Negócios, que se trata de matéria complexa e que requer envolvimento de profissionais especializados e experientes no assunto, já que envolve múltiplos aspectos administrativos, tributários, contábeis e jurídicos, para sua execução e validação.

Para isso, você pode contar no Mercado brasileiro, com inúmeros profissionais administradores, contadores e advogados que poderão auxiliar ou até mesmo estruturar um Plano de Negócios, que lhe permita verificar a viabilidade econômico-financeira do empreendimento que pretende realizar, ajudando-o na decisão de fazer ou não e colaborando na implantação e manutenção do que decidir fazer.

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Se você tiver dificuldades de elaborar sozinho ou se ainda não tiver encontrado um Consultor do ramo, de sua confiança, a HIPER SERVIÇOS (www.hiperservicos.com.br – 0 21 3804-8150) tem ao seu dispor, uma equipe jurídico-contábil-administrativa especializada, podendo prestar-lhe uma CONSULTORIA DE NEGÓCIOS completa sobre esse assunto, minimizando os riscos de projeções inadequadas ou omissões e incorreções no levantamento de dados, agilizando os procedimentos para sua tranquilidade. Entre em contato conosco que teremos muito interesse em atender suas demandas e colaborar na elaboração de seu PLANO DE NEGÓCIOS EMPRESARIAIS.

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ATENÇÃO:Este conteúdo é protegido por Direitos Autorais, Copywriter e LGPD.
Autor: José da Rocha Pereira 
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Pós-Graduado Planejamento Tributário – MACKENZIE-RJ
CEO do Grupo Hiper Serviços de Contabilidade 
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